[great-grandfather] Fox Mulder

Requisitado, golden retriever Fox Mulder já tem 300 filhotes

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u324330.shtml

Não é só na ficção que Fox Mulder --nome do personagem-galã da série televisiva "Arquivo X", interpretado por David Duchovny-- é um espécime masculino cobiçadíssimo pelo sexo oposto, do tipo que daria um belo pai. No mundo canino, seu homônimo é tão requisitado que carrega a fama de "paizão".

Segundo o Kenel Clube São Paulo, entidade que regulamenta a atividade de criadores, o golden retriever é um dos mais procurados para o acasalamento no Brasil. Com seis anos de idade, o cão de olhos amendoados e patas de leão contabiliza cerca de 300 filhotes espalhados pelo mundo. Mais precisamente pelos Estados Unidos, Argentina, Venezuela, Peru, Bolívia, México, Portugal, Chile, Colômbia e Uruguai.

Uma "cruzadinha" com ele custa US$ 1.000; mesmo valor de seu sêmen para as cadelas estrangeiras que só tiram uma casquinha de Fox Mulder por meio de bancos de esperma, nos EUA e na Argentina, que salvaguardam o patrimônio.

"Quando o comprei, já tinha a intenção de ter um grande reprodutor. Mas foi a qualidade de seus filhotes, que se tornaram os maiores campeões da raça, que ratificou o seu valor", conta Marcos Nishikawa, dono de Fox Mulder e proprietário do canil Golden Trip, que cria a raça há quase 30 anos.

Marcos não se arrepende de ter passado o Réveillon de 2001 dentro de um avião a caminho de Plymouth (EUA), onde está localizado o canil Nautilus, para buscar uma encomenda que havia feito um ano antes: um cachorrinho dourado, então com cinco meses, que custou R$ 5.000, mas que hoje vale ouro. "Seu preço é incalculável", diz.

Mas o que esse cão, de 37 kg e 60 cm de altura, que é louco por banana e não larga sua bolinha de tênis, tem de tão especial, além de ser um "gato" --ou seja, o mais belo para os padrões de sua raça? Segundo Marcos, Fox Mulder é capaz de imprimir em seus herdeiros suas características pessoais de modo irrefutável. "Hipoteticamente, se ele cruzasse com um vira-lata e tivesse um filhote SRD, você reconheceria um filho dele. Sua expressão é muito forte", exemplifica.

Até os 3 anos, esse sex appeal lhe rendeu inúmeros títulos internacionais em concursos de beleza. Dos quatro aos seis, ele passou apenas reproduzindo. Agora, está fechado para balanço. "Decidi restringir os acasalamentos neste ano, pois muitos donos de cadelas vinham com a intenção de obter filhotes caros e não de aprimorar a raça. Não repetimos o acasalamento. No caso de Fox Mulder, acreditamos que a fila tem que andar", conta Marcos.

Embora o golden simpatize até hoje com First Victoria, seu primeiro amor, os acasalamentos não são cercados de romantismo, mas sim de uma equipe veterinária especializada em reprodução para garantir que o evento seja bem-sucedido. "É bem profissional; isso previne que ele se machuque e se desgaste."

Depois de uma vida sexual intensa --sua média era de duas fêmeas por mês (um cão "comum" de companhia cruza muitas vezes uma vez na vida)--, Fox Mulder ganhou o descanso merecido. Hoje, segundo Marcos, ele parece "um 'homem' de férias". "Acorda, dá uma nadadinha, vai para o sofá, come duas vezes ao dia e, se estiver com vontade, volta para a cama."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u324330.shtml